A Irmandade de Nossa Senhora da Lapa foi instituída em 1755 pelo Papa Bento XIV. No dia 17 de Julho de 1756 foi começada a construir a Igreja, de modo a substituir uma capela menor.
Na capela-mor, por trás duma pesada porta de bronze, está o coração de D. Pedro IV oferecido à cidade pela viúva a Imperatriz D. Amélia de Beauharnais, cumprindo o desejo do marido. De 4 em 4 anos a porta é aberta, por funcionários da Câmara Municipal do Porto, de modo a poder substituir o líquido na jarra em que o coração está inserido.
No coro-alto foi colocado em 1995 um órgão de tubos da autoria do mestre-organeiro alemão Georg Jann. Trata-se do maior órgão da Península Ibérica. É de salientar que esta igreja conta com uma fachada repleta de pedras (cerca de 2723). É, também, umas das igrejas mais importantes do património da Invicta, sendo a sua arquitectura do estilo rococó e neoclássico.
A 12 de abril de 2013, foi publicada em Diário da República a classificação da igreja da Lapa e do cemitério anexo como Monumentos de Interesse Público. Com a publicação do despacho do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, ficou definida também a área de salvaguarda deste monumento que abrange as ruas adjacentes e condiciona intervenções no respetivo casario à aprovação do Igespa
Fonte Wikipédia
Fachada
Vista Interna
Órgão
Nenhum comentário:
Postar um comentário