sábado, 24 de agosto de 2013

Catedral Basilica de N Senhora de Assunção - Mariana

A Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção ou Catedral da Sé de Mariana é uma catedral-basílica católica, sede da Arquidiocese de Mariana. Está localizada no estado brasileiro de Minas Gerais, na cidade de Mariana. É dedicada a Nossa Senhora da Assunção.

A atual paróquia de Nossa Senhora da Assunção foi constituída em 1704 sendo à época consagrada a Nossa Senhora do Carmo, época em que o único templo do Arraial do Ribeirão do Carmo era a Capela da Virgem do Carmo. As obras do templo atual começaram em 1711, ano em que o governador Antônio de Albuquerque elevou o arraial à categoria de vila. Com isso, a igreja recebeu o título de matriz consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Inicialmente, o templo foi construído em taipa, apenas em 1798 é que as paredes externas foram reconstruídas em pedra e cal. Em 1734 foram executadas a fachada e as torres .

Em 1745, com a criação da Diocese de Mariana, a matriz foi elevada a catedral dedicada a Nossa Senhora da Assunção. O primeiro bispo, Dom Frei Manuel da Cruz, O. Cist., ao assumir a diocese em 1748, contratou a colocação do forro e a pintura interior da igreja. A construção da capela do Santíssimo Sacramento e a conclusão do reboco foram realizados entre 1751 e 1760, ano em que a pintura do teto da nave central e das duas cúpulas e o douramento dos altares laterais foram executadas por Manuel Rabelo de Sousa.

A catedral apresenta dois retábulos no transepto, um dedicado a Nossa Senhora do Rosário e outro a São Miguel e Almas, executados pelo entalhador português Francisco Xavier de Brito. O tapavento da entrada é atribuído a Francisco Vieira Servas, que também esculpiu a tampa da pia batismal, esta feita em pedra por José Pereira Arouca. O painel representando o Batismo de Cristo é atribuído a Manoel da Costa Athaíde .

O Órgão Arp Schnitger

Em 1753, a catedral recebeu recebeu de presente do rei D. José I o Órgão Arp Schnitger , construído em Hamburgo na primeira década do século XVIII. É considerado o único dos órgãos da manufatura Schnitger que sobreviveram até os dias atuais que se encontra fora da Europa . A varanda em que se localiza o órgão foi executada por Manuel Francisco Lisboa, que também conduziu os trabalhos de assentamento do órgão na catedral.

Fonte Wikipédia





Nenhum comentário:

Postar um comentário