A Basílica dos Doze Santos Apóstolos é uma basílica menor de Roma, situada no centro histórico da cidade. Foi erguida pelo Papa Pelagio I para celebrar a vitória de Narses sobre os visigodos. É a única basílica de Roma que não foi construída sobre edifícios romanos pré existentes, embora se acredite que na construção da mesma tenha sido utilizado material de escombros vindos, provavelmente, das termas de Constantino, e não, como diz a lenda, do vizinho Fórum de Trajano. O modelo arquitetônico da igreja original era um plano central, similar ao Apostoleion bizantino de Constantinopla.
Em um tratado do Papa Adriano I endereçado a Carlos Magno ele menciona a maravilhosa amplitude desta igreja, adornada por mosaicos.
Foi destruida por um terremoto no ano de 1348. Restaurada pelo papa Martinho V com projeto de Baccio Pontelli, foi decorada por Melozzo da Forlì. Sob Clemente XI foi extensivamente reformada e redecorada em estilo barroco por Carlo Fontana e Francesco Fontana, completando-se em 1714. A fachada foi mais uma vez reformada em 1827 por Giuseppe Valadier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário