A Catedral de Pisa (em italiano: Duomo di Pisa), dedicada
à Virgem Maria, é um templo católico da Itália, localizado na cidade de Pisa. É
a sede da Arquidiocese de Pisa e o maior exemplo do estilo Românico toscano.
Faz parte do complexo arquitetônico da Piazza dei Miracoli, declarado
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
A catedral foi idealizada pelo arquiteto de origem grega
Buscheto, numa época em que a cidade era uma república independente e uma das
potências italianas. A construção iniciou em 1064, sobre a catedral
pré-existente datada de 1006. Com o esgotamento do orçamento previsto, em 1095
as obras foram paralisadas; contudo, continuaram em virtude de uma doação do
imperador bizantino. A consagração do edifício foi realizada em 1118 pelo papa
Gelásio II.
Pouco tempo depois a planta foi ampliada pelo arquiteto
Rainaldo, que desenhou a atual fachada. realizada sob a supervisão dos
escultores Guglielmo e Biduino. Em 1595 a catedral incendiou, sendo em seguida
restaurada e reformada, recebendo suas portas de bronze, criadas pela oficina
de Giambologna. A partir de 1700 o interior do templo começou a ser redecorado
com novas pinturas e relevos, fincanciados por uma associação de cidadãos
pisanos. No século XIX as esculturas originais da fachada foram removidas para
o Museo dell'Opera del Duomo e substituídas por réplicas.
O edifício tem uma planta basilical modificada pela
adição de um transepto, resultando num desenho de cruz latina, com cinco naves
e uma abside. Seu estilo Românico incorporou elementos de tradições árabes,
lombardas, bizantinas e clássicas, configurando a versão toscana do estilo. De
fato, o resultado foi uma novidade em seu tempo, não sendo conhecidos exemplos
similares anteriores. Vasari disse que ela se tornou imediatamente uma influência
na arquitetura da Itália e em especial da Toscana, desencadeando o desejo em
muitos lugares de se conseguirem resultados semelhantes.
O pé-direito no interior é mais elevado do que nas
basílicas tradicionais graças à criação de galerias no segundo piso. As paredes
são construídas com faixas alternadas de mármore branco e negro, e sobre o
transepto foi instalada uma original cúpula em forma de elipse, afrescada por
dentro com uma cena da Virgem na glória com santos, pintada por Orazio e
Girolamo Riminaldi entre 1627 e 1631. O teto tem um forro em madeira talhada e
dourada, datado do século XVII, obra dos escultores Domenico e Bartolomeo
Atticciati.
Os 27 quadros que cobrem a capela-mor atrás do altar
principal, retratando episódios do Antigo Testamento e cenas cristológicas,
datam dos séculos XVI e XVII, realizados pelos maiores pintores da Toscana,
incluindo Andrea del Sarto, Il Sodoma e Domenico Beccafumi. A catedral também
preserva precioso acervo de aparatos litúrgicos do século XVII, incluindo o crucifixo
de bronze sobre o altar-mor, anjos tocheiros de Giambologna, e um grande
cibório de prata projetado por Giovan Battista Foggini no altar da Capela do
Santíssimo Sacramento. Em muitos altares laterais se exibem pinturas do século
XVI de pintores famosos. São particularmente veneradas a imagem da Madonna do
século XIII, atribuída a Berlinghiero Berlinghieri, e a urna contendo os restos
mortais de São Ranieri, o santo padroeiro da cidade.
Entre as obras medievais que sobreviveram ao incêndio
estão:
A Porta de São Ranieri, feita por volta de 1180 por
Bonanno Pisano e decorada com painéis com histórias do Novo Testamento;
O grande mosaico no interior da cúpula da abside,
figurando o Cristo Pantocrator entre a Virgem e São João Evangelista, cujo
rosto foi elaborado por Cimabue;
Um notável púlpito gótico de Giovanni Pisano;
O afresco sobre o arco do cruzeiro com uma cena de Maria
com o Menino Jesus, do Mestre de San Torpè, sob o qual, no chão, sobrevivem
fragmentos do piso original em opus sectile e opus alexandrinum do século XII;
Fragmentos da tumba do imperador Henrique VII, de Tino di
Camaino.
Fonte Wikipédia.
Vista da capela-mor, com o mosaico do Cristo Pantocrator
o púlpito de Giovanni Pisano
vista interna
porta de S Ranieri
afresco da cúpula
Capela do Santíssimo Sacramento
Tumba-altar de S Ranieri
Nenhum comentário:
Postar um comentário